sábado, 27 de março de 2010

Consultório de psicologia

Sabe-se que um consultório de psicologia carrega consigo um misto de emoções e sensações devido à variedade de transtornos e distúrbios psicológicos encontrados nos pacientes que o freqüentam. Foi pensando nisso que desenvolvi o conceito de tranqüilidade e aconchego para este projeto.
Recepção e sala de espera: Os tons de marrom são conhecidos como aconchegantes. A madeira e os tecidos fazem-nos sentir em casa, o que aumenta o bem-estar de permanecer num ambiente com essas características. Por esses motivos, os painéis são feitos de madeira freijó, que tem um leve tom marrom, não muito escuro, o que cansaria a visão. Os negativos na madeira são horizontais, contribuindo para a tranqüilidade, calma e relaxamento. Entre a sala de espera e a recepção propriamente dita, há um círculo vazado na divisória de madeira, onde está a televisão de LCD, fixada com tubos de aço de modo que a torna giratória. As curvas do gesso, que iniciam desde o chão, na lateral da mesa da secretária e vão até a sala de espera, possuem um recorte para iluminação com luz fluorescente compacta econômica. Essas curvas guiam cognitivamente o caminho, por assim dizer, para a sala da espera.



Salas de atendimento: A ênfase maior está sobre o atendimento infantil, visto que mais da metade dos pacientes são crianças. Dividindo os dois ambientes, está uma estante com nichos quadrados, sendo os nichos de madeira e a estante totalmente emoldurada com MDF branco. Na parede de gesso acartonado há um vidro circular duplo, com areia pintada de várias cores na parte interna do círculo. Também, para que a criança fique bem à vontade, os puffes e a mesinha com banquinhos estão à disposição dela.

Jardim Interno: Composto por seixos brancos de tamanho médio, fonte de cerâmica, cinco mudas de zamioculcas, toquinhos de cana-da-índia para acabamento e parede revestida com bambu. As zamioculcas se adaptam bem em ambientes com pouca luminosidade, os pedriscos
brancos contrastam com o verde da planta e junto com a cana-da-índia e a água da fonte, lembram um jardim oriental. O som da água corrente tranqüiliza o paciente e também a profissional, que tem que lidar com muitos problemas.

Ecologicamente corretos:
A madeira usada nos painéis e estantes é certificada. Também optou-se por aproveitar as
poltronas que a psicóloga já possuía, seguindo o conceito de reaproveitamento de Marcelo
Rosembaum. Três dessas poltronas foram forradas com tecido marrom e duas delas
continuaram na cor branca, porém, os braços foram revestidos com junco. No sofá, e nas
cadeiras da secretária e da psicóloga também foram usados essa fibra natural, assim como
nos puxadores das portas.
Para evitar o desperdício de água, o acabamento da válvula de descarga é duplo, com a
opção de acioná-la gastando menos ou mais água, dependendo da necessidade.
Acústica:
Os tecidos (papel de parede, cortinas, puffes, manta, almofadas, etc.) e a madeira
contribuem muito para a absorção do som, o que é extremamente importante para um
consultório psicológico, em que o máximo de sigilo é indispensável. A parede de gesso
acartonado que poderia ser facilmente construída depois do assentamento do piso, foi
construída antes disso, justamente para evitar a passagem do som de um ambiente para
outro.
Tecidos e patchwork:
Aproveitando o benefício sonoro do uso do tecido, o conceito de Sig Bergamin de usar
tecidos estampados entrou em cena. Além disso, a valorização da cultura local e do
trabalho manual em patchwork se encaixou no conceito de outro designer renomado:
Marcelo Rosembaum, o qual dá grande importância a esses aspectos.




2 comentários:

  1. Lindo o projeto. O uso de produtos regionais e artesanais deram muita personalidade ao projeto. Quase um Sig Bergamin. e a preocupação com o bem estar de cada tipo de paciente/cliente ficou perfeita.
    parabens.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso este projeto.Nem todos os profissionais tem essa sensibilidade de harmonizar funcionalidade,estética,perfil de clientes,profissionais e funcionários e o integrando com as necessidades do mundo interno e externo de todos os envolvidos neste consultório.PARABENS!!!!!!!LINDO,LINDO!!!!SORAIA,CIRURGIÃ-DENTISTA.

    ResponderExcluir